AMIGOSENBRASIL.COM

Como este blog está pensado para los gallegos lejos de su tierra, hoy voy a hablaros de Fernando Iglesias.

Bandeira do Brasil

Fernando es natural de Pontevedra y orgulloso de sus orígenes. Hace casi 3 años que, como él dice, es “un expatriado en Brasil”. Trata de ayudar y acompañar a todos aquellos que se plantean emigrar a Brasil o ya se encuentran allí. Su objetivo: promover la integración de otros inmigrantes en ese país.

Su trabajo se divide en:

amigosenbrasil.com Esta plataforma cuenta con 6000 miembros de 60 países en su foro y 16000 en las redes sociales. Por ello, es la mayor comunidad de extranjeros en Brasil.

expatriadoenbrasil.blogspot.com.es Blog más personal en el que Fernanado cuenta su aventura desde cero y sus experiencias en Brasil.

Para saber más de él y conocer su importante labor, os acerco una entrevista que le hicieron en oestrangeiro.org , por Beatriz Araújo (24/08/2014):

Como foi a interação com o português e com os brasileiros?

O idioma galego é moi parecido ao português. De todas as comunidades hispano-falantes, acho que podemos ser umas das que mais rápido aprendem a falar o vosso idioma… A interação cos brasileiros é moi boa, e todos sabemos que é um povo muito aberto coa gente, mas não é tanto fácil fazer novas amizades como em Espanha. É uma opinião pessoal.

Você tem muitos grupos e blogs. O que te fez querer promover essa integração?

Quando eu quis vir a morar ao Brasil, passei moitas dificuldades para entender certos aspectos da mudança de país como o tema dos vistos, documentos, papelada…. Eram novidade para min, e tudo resultava moi confuso e difícil. Eu estive durante 2 anos creando amigosenbrasil.com. Fiz (junto com o meu irmão Tony que atualmente mora em Madrid) recopilação de informação sobre as leis de imigração no Brasil, e sobre outras coisas importantes para os estrangeiros. Estudei e agora ajudo a todas as pessoas que querem morar no Brasil. O único fim é ajudar com informação, contatos e amizade a todas as pessoas que moram ou querem morar no Brasil. Acho quem e uma grande plataforma de apoio em todos os sentidos. ‘Non’ tenho ‘ningun’ negocio, simplesmente faço para ajudar as pessoas. Nunca ganhei dinheiro ‘con’ isso.

Também tenho um blog chamado http://www.expatriadoenbrasil.blogspot.com.es, mas esse e um pouco mais pessoal, no que conto as minhas experiências no Brasil.

Os encontros virtuais geram encontros pessoais?

Os encontros com galegos onde eu moro son pouco frequentes porque na verdade não conhezo nenhum que more na minha cidade. Mas com espanhóis e amigos virtuais de outra nacionalidades sí que tenho contato pessoal habitualmente.

Pela sua experiência, quais são os motivos que trazem os galegos para o Brasil?

A crise econômica quebrou Espanha e uma maior parte da população ficou sem emprego. Eu estive 2 anos sem trabalhar, mas aproveitei esse tempo para o projeto ‘amigosenbrasil.com’. Durante esse tempo vi como moitas pessoas do meu entorno tiveram que marchar do país. A crise econômica provocou a migração de miles de espanhóis, especialmente gente jovem. Era case impossível achar um emprego, mesmo tendo estudos universitários. Gente perdeu casas, negócios, etc. Não há aonde trabalhar. Non há vagas de emprego em lugar nenhum e as que há son sob condições de cada vez mais ruins.

Você planejava vir para cá? Por que o Brasil?

Minha mulher é Brasileira e morou na Espanha 9 anos, e já sentia saudade da sua família. Eu estive 2 vezes de férias no Brasil, e gostei do país. Então achamos que seria boa ideia experimentar uma nova aventura e procurar novas oportunidades. Mas agora ela tem moita saudade de Galícia… Acho que ela está experimentando a “morriña”! Eu estou aprendendo moitas coisas aqui no Brasil. Todo é diferente. Nem melhor, nem pior… Simplesmente diferente. Aprendi a apreciar coisas que antes desvalorizava.

Como o quê?

Na Espanha na época de 2000-2008 a vida era muito boa. O que trabalhava duro tinha tudo o que queria. A maioria da gente não sentia necessidade de nada. Então como eu explico… se você tinha una roupa e ela estava um pouquinho velha então jogava fora. Mas agora aqui no Brasil vexo que moita gente tem necessidade porque os salarios são moi baixos e as coisas moi caras. Nestes últimos anos aprendi que comprar que não precisa realmente não vale de nada, o importante é viver feliz.

No Brasil tem sido mais fácil se manter?

Não. Para se alimentar e comprar coisas no Brasil precisa trabalhar 3 vezes mais. Agora faz un mês abri una empresa no Brasil, e na verdade esta funcionando bem. Trabalhar assalariado sem ter formação especifica ou universitária é a mesma coisa que viver escravizado para pagar faturas e não poder fazer nada mais. Acho que una pessoa que tenha un pouco de iniciativa, cérebro e ganas de trabalhar pode achar negócios rentáveis no Brasil. É difícil empezar, mas o que tem vontade consegue.

E o que achou de Balneário Camboriú, o lugar onde mora atualmente?

Estou gostando muito desta cidade , mais do que esperado. Acho que é uma cidade segura com moitas oportunidades de negócio e emprego.

Você consegue manter alguma tradição galega?

Posso falar que os galegos son como un íman: se há 2 galegos perto, eles tem que verse várias vezes por semana para conversar. Os galegos sentem moita nostalgia e necessidade de conversar entre eles sobre a sua terra. Eu mantenho a tradição galega no meu interior. Aqui as pessoas nunca ouviram falar de Galícia, e quando intento explicar esse sentimento acho que ninguém me comprende. Então agora falo moi pouco disso, mas não passa um só dia que non pense na minha terra antes de dormir. Me sinto orgulhoso de haver nascido em Galiza, e sei que esse sentimento nunca apagará, incluso despois de morrer. Não sei como explicar. Acho que se falo isto para alguém pensará que eu sou louco… Mas sei que non é assim, pois quando vejo um galego fora da Galícia vejo o mesmo nos seus olhos. Sei que ainda que el non fale disso, el sente a mesma coisa.

 

¡Todo un ejemplo de adaptación y de ayuda a los demás!

Por último, no dejéis de pasaros por el foro de Amigos en Brasil y comentar en el Hilo oficial de Galegos en Brasil Una manera de compartir la morriña y de recordar a “nosa terra”.

 

P.D.:Muchas gracias por todo Fernando.

Deja un comentario...

